GBT

BEM-VINDO

Busque pelos Melhores Hoteis

O seu portal de Turismo

Busque pelos Melhores Destinos

Catussaba Resort Hotel

Melhores Hoteis em Salvador

Cuidados ao viajar

É sempre bom que tudo corra bem durante uma viagem, mas quem nunca teve algum tipo de problema ou esqueceu algo importante a ser levado? A cada viagem, é aconselhável tomar alguns cuidados, principalmente se for uma viagem internacional, pois será difícil e mais complicado resolver os problemas estando longe de casa. Com algumas dicas básicas, você poderá ter uma viagem mais tranquila. Veja abaixo alguns pontos importantes:

Check-list

Talvez a grande maioria das pessoas não façam uma checagem dos itens a serem levados durante a viagem. Com ele, dificilmente você esquecerá algo importante ou imprescindível, como um equipamento por exemplo. Além de um procedimento simples, trará a garantia de que não algo caia em esquecimento.

Documentação

Esquecer documentos é coisa séria e poderá lhe trazer grandes transtornos. Esquecer o certificado de mergulho por exemplo, poderá fazer com que você deixe de mergulhar na maioria dos lugares. Em outros, talvez com a boa vontade da operadora em querer fazer uma confirmação junto à certificadora se você é ou não certificado, pode acontecer, mas de qualquer forma, você acaba perdendo tempo. Passaporte e visto então, nem fala. Um amigo meu já deixou de embarcar por estar com o passaporte vencido, e apesar dele estar com o visto válido, não tem conversa. Foi preciso tirar um novo passaporte, pagar uma taxa para emissão de passaporte emergencial e aguardar a entrega no dia seguinte. É difícil de acreditar que isso ocorra, mas para quem viaja bastante, não é difícil esquecer desse detalhe.

Seguro DAN

Sem dúvida nenhuma, é o melhor custo benefício que você pode ter em termos de atendimento em caso de emergência. Através deste seguro, você poderá receber um atendimento médico em diversos países.

Bagagens

Veja alguns pontos importantes:

Itens proibidos

Atualmente estão proibidos de serem levados na bagagem de mãos os seguintes itens:

  • Dispositivos de Alarme
  • Frascos com mais de 100ml (Shampoo, condicionador, dentre outros.)
  • Pasta de Dente, pomadas, cremes e coisas do gênero.

Havendo a necessidade de levar algo que seja líquido ou pastoso, e com menos de 100ml em mãos, é necessário acondicionar o produto em uma embalagem plástica e que não tenha dimensões acima de 20x20cm. Itens com mais de 100ml e adquiridos no free shop, podem ser levados na bagagem de mãos.

Adesivos

Evite colocar adesivos de mergulho em sua bagagem. Em aeroportos como Miami por exemplo, os carregadores conhecem bem as malas dos mergulhadores por causa do peso e da bandeira de mergulho normalmente à mostra, e logo saberão que na bagagem conterá equipamentos caros. Infelizmente existem ladrões em aeroportos que são atraídos por este detalhe.

Notebooks

Existem alguns relatos de turistas que foram obrigados a ligar o notebook para uma inspeção dos fiscais da imigração americana. Em 2008, os Estados Unidos autorizaram a polícia a poder ligar os equipamentos, para a verificação dos dados pessoais contidos em notebooks e para a verificação de software pirata. Portanto, se você é uma dessas pessoas com software ilegal, cuidado! Você pode acabar sendo preso por uso de software pirata. O melhor é não levar o notebook para evitar contratempos.

Identificação da bagagem

Eu por exemplo, coloco sempre um pedaço de fita Silver Tape com o meu nome, telefone, endereço e número do vôo, pois isto aumentará as chances de recuperação da bagagem, caso ela venha à ser extraviada. Além disso, principalmente nos Estados Unidos, se eles desconfiam de algo no interior de sua bagagem, ficará mais fácil de saber quem é o proprietário da mesma e irão chamá-lo para abrir e mostrar o que há no seu interior, como foi o caso de um amigo meu que foi chamado pelo auto-falante de um aeroporto no Japão, para comparecer em uma sala da segurança aeroportuária, e abrir a bagagem para que os agentes realizassem uma vistoria. No caso dele, houve uma suspeita de bomba, face o formato da caixa estanque de uma câmera fotográfica SLR. Na ocasião, ele só compreendeu que estava sendo chamado na terceira vez, e sua bagagem já estava pronta para ser arrombada. Usando uma identificação com seus dados, facilitará o contato das autoridades com você, caso seja preciso.

Proteção Plástica de Bagagem

Quem já não viu aqueles funcionários do aeroporto colocando um plástico em volta da bagagem? Pra quem não sabe, o produto é conhecido como Protect Bag, uma marca patenteada e que nada mais é, do que um plástico rídigo e enrolado na bagagem, afim de evitar a abertura da mesma. Como tudo no aeroporto, ele é um produto meio caro para o que é, mas dependendo do que você esteja levando na sua bagagem, é aconselhável a colocação do mesmo. Depedendo do destino, é aconselhável levar um rolo de Silver Tape, pois não havendo o Protect Bag, você poderá passar o Silver Tape na mala. Esse processo não garante que a mala não será aberta, no entanto, a ocasião faz o ladrão, e se uma pessoa cogitar em abrir uma bagagem, com certeza ela irá na bagagem mais fácil de ser aberta.

Bagagem Extraviada

Isso é uma das coisas mais indesejáveis que pode ocorrer em uma viagem. Se isso ocorrer, procure nas proximidades do local onde se retiram as bagagens, pelo responsável do registro de bagagens extraviadas. Jamais saia do saguão de desembarque à procura deste setor no lado externo e próximo ao check-in dos aeroportos. Em alguns locais, você não conseguirá retornar a área interna do aeroporto e certamente terá problemas. Se o responsável pelo setor disser que sua bagagem virá no próximo vôo e que não é necessário fazer o registro, insista e em último caso, obrigue o responsável a fazer o mesmo. Isso é obrigatório e será o documento oficial que irá comprovar o ocorrido. Jamais deixe o ticket de bagagem com outras pessoas. Isso também é um comprovante e ninguém precisa ficar com esse ticket. Somente ter ciência da numeração da bagagem e nada mais além disso.

Cadeados

Após os ataques do 11 de setembro, a TSA (Transportation Security Administration), um órgão americano de segurança nos transportes, passou a solicitar a utilização de cadeados homologados por ela. A principal diferença deles, é que se um agente de segurança aeroportuário desconfiar de sua bagagem, ele irá procurar o número do modelo de cadeado utilizado na mala e fará a abertura da mesma com uma chave mestra para fazer a vistoria, sem ter que arrombar sua bagagem, o que acontecia muito anteriormente, principalmente porque os americanos não se dão o trabalho de chamar os viajantes para abrir a bagagem. Se possível, adquira esses cadeados nos Estados Unidos pois saem bem mais em barato do que no Brasil, algo em torno de 8 à 12 dólares. Atualmente já encontramos com certa facilidade, esses cadeados do padrão TSA, mas esteja atento à qualidade do mesmo.

Objetos cortantes

Por causa do terrorismo, a segurança nos aeroportos aumentou muito, logo, você não deve esquecer que não se pode levar na bagagem de mãos, objetos cortantes como tesoura, canivete, faca de mergulho ou objetos pontiagudos. Apesar dos avisos, muita gente ainda esquece desse detalhe. Quem viaja e passa pela vistoria de embarque, é comum vermos uma caixa plástica cheia desses objetos que foram deixados para trás pelos viajantes.

Baterias

Sempre devem ser transportadas em malas e nunca em bagagens de mão. Baterias em mãos, permitiriam a ignição de uma bomba por exemplo, e com os ataques terroristas, os agentes aeroportuários não permitem o transporte delas em mãos. Se você possui uma lanterna HID, deixe o canister em uma de suas malas com as baterias e leve na bagagem de mão somente o HEAD (cabeça) da HID, justamente pelo fato de ser a parte mais cara e vulnerável a impactos. Nos Estados Unidos, os agentes aeroportuários não deixam o viajante embarcar sem despachar as baterias nas malas, e se você tentar forçar a barra, poderá ser preso. A partir de janeiro de 2008, a TSA criou mais uma norma quanto ao transporte de baterias para vôos que passem pelos Estados Unidos. Uma delas, é pôr uma fita adesiva nos contatos das pilhas e baterias que forem nas bagagens e que estejam desconectadas dos equipamentos. A finalidade disso, é evitar que esta pilha ou bateria seja um facilitador para incêndios e explosões.

Benjamim / Adaptadores de Tomadas

Quando viajar ao exterior, verifique antes o tipo de tomada utilizada no país de destino. Diversos países como o próprio Estados Unidos, utilizam encaixes de tomada diferentes dos modelos normalmente utilizados no Brasil, e você necessitar recarregar uma lanterna ou uma câmera fotográfica por exemplo, poderá ter problemas com essas diferenças plugs. Atualmente é possível encontrar um adaptador que é universal. Apesar de meio carinho, algo em torno dos R$ 45, você encaixa a tomada do aparelho no adaptador e este na parede, através das diversas possibilidades de plugs.

Equipamentos caros e sensíveis à variação de pressão

Se possível, leve em sua bagagem de mão, os reguladores, computador de mergulho e roupa seca, caso possua uma. Se algum funcionário da companhia aérea ou agente aeroportuário reclamar dos reguladores e/ou na bagagem de mãos, informe ao mesmo que esses equipamentos são para mergulho e que são sensíveis as variações de pressão. Se não houver jeito, peça um documento que responsabilize alguém do aeroporto. Logicamente, ninguém irá se responsabilizar e sempre liberam você com os equipamentos na bagagem de mãos. Em 2006 tive um problema os Estados Unidos com uma atendente chefe de uma companhia americana que não queria permitir trazer os reguladores em mãos e acreditem, porque eu poderia segurar pela mangueira e bater com o 1º Estágio na cabeça de alguém durante o vôo. Contudo, mostrei a mesma que a constava nas regras da própria companhia em questão, que era permitido levar o regulador em mãos. Bati pé no assunto e tiveram que liberar o transporte em mãos. É aconselhável acessar o site da companhia aérea a qual se pretende viajar, e imprimir a página que informa o que é e o que não é permitido levar nas bagagens de mão e despachada.

Declaração da Receita Federal

Este órgão federal, é o responsável pela fiscalização na entrada e saída de objetos e produtos no Brasil. Em viagens internacionais, é obrigatório a qualquer pessoa, o preenchimento de uma declaração onde constem os produtos importados com os seus respectivos números de série, que você esteja levando em viagem, pois ao retornar ao Brasil, caso seja parado pela fiscalização aduaneira (alfândega), será o único comprovante de que você saíra do Brasil com estes equipamentos, não havendo, nenhuma ligação com suas comprar e limite de quota. O grande problema, é que diversos mergulhadores têm reclamado com relação tratamento dos fiscais, onde alguns informam que não é necessário o preenchimento da declaração para equipamentos de mergulho, o que está diverge totalmente da legislação brasileira. Nossa legislação obriga à todos o preenchimento da declaração de produtos importados quando em viagem ao exterior, não fazendo distinção. Equipamento importado é equipamento importado, logo, você tem a obrigação de possuir uma declaração preenchida e reconhecida pela Receita Federal. E por si, têm a obrigação de lhe fornecer a mesma devidamente carimbada e registrada em sistema. Isto é previsto em lei. Lembre-se que a declaração é a garantia de um retorno sem dor de cabeça. Mais detalhes sobre a DBA (Declaração de Bagagem Acompanhada) podem ser obtidas no site da Receita Federal na área sobre Aduana - Bagagem.

Excesso de Peso

Tome cuidado com o excesso de peso da bagagem. Pagar quota extra em viagens aéreas é sempre muito caro. Atualmente a legislação permite viajar com uma bagagem de até 20Kg para viagens domésticas, isto é, pelo interior do Brasil, e duas bagagens com até 32 Kg cada para viagens internacionais de longa distância. Bagagens de mãos, devem possuem o limite de 5 Kg. De qualquer forma, confirme o limite com a companhia aérea, pois algumas companhias estão com pesagem diferenciada em determinados casos. Vôos pela América do Sul, normalmente giram em torno de 20 à 23Kg o limite total. Em casa de ferragens, normalmente encontramos um equipamento muito simples e barato, que permite a medição de peso. Se você está carregando muita coisa, as vezes é valido dar uma conferida no peso da mala antes de ir para o aeroporto, e dividir o peso entre elas. Uma boa dica para aqueles que estão sempre ultrapassando os limites permitidos de peso, é chegar sempre muito cedo no aeroporto, sendo um dos primeiros a fazer o check-in. Para cada vôo, os operadores conseguem saber via terminal, as informações da aeronave, como a quantidade de quilos já embarcados e ainda disponíveis para bagagem na aeronave. A check-in realizado, este limite vai diminuindo gradativamente. Os últimos a realizarem o check-in, estarão sob a possibilidade de serem penalizados pelo excesso de bagagem, pois os operadores estarão mais cautelosos com o peso extra das bagagens, para que o limite de segurança da aeronave não seja ultrapassado.

Objetos Estanques

Quem sempre leva caixas estanques para câmeras fotográficas ou filmadoras, ou ainda, lanternas de mergulho, não devem carregá-los com suas tampas fechadas. Coloque a tampa na caixa, mas não a feche totalmente, deixando que haja uma passagem de ar para o interior do compartimento do equipamento em si. Ao nível do mar, estamos a pressão de 1 atmosfera (1 ATM) e a pressão de cabine de um avião quando pressurizada, gira em torno dos 0.7 / 0.8 ATM. Sendo assim, a pressão na cabine é inferior a pressão do nível do mar. Quando uma caixa estanque é fechada estando a mesma em um ambiente com 1 ATM, haverá uma expansão do ar no interior do compartimento, havendo uma força atuando de dentro para fora. As caixas são fabricadas para sustentar pressões de fora para dentro. Essa pequena variação pode ser irrisória, mas já houveram casos de pessoas com problemas em equipamentos ou terem alguns o-ring's danificados. Algumas delas transportaram câmeras em caixas estanques fechadas durante o vôo, e as caixas apresentaram alagamento. Caixas do tipo Pelican, estão livres deste problema, pois elas possuem uma válvula de controle de variação pressão, que regula a pressão interna com a externa.

Ingestão de Líquidos

Durante longos vôos, respiramos um ar mais seco e é renovado por filtros purificadores e humidificadores presentes no avião. A desidratação do organismo é iminente, e a ingestão de líquidos antes e durante o vôo, não só contribuirá para a hidratação do nosso organismo, como ajudará na dissolução de nitrogênio residual, caso esteja retornando de um dia de mergulho. Para quem estiver retornando de uma semana com muitos mergulhos e proveniente de lugares como Bonaire por exemplo, deve ingerir ainda mais líquidos antes dos vôos. Apesar dos computadores liberarem o mergulhador para voar após algumas horas, já foram noticiados alguns casos de doença descompressiva.

Detalhes importantes

  • Viajando para o exterior, busque na internet e anote os telefones e endereços de pontos importantes, como centros médicos, restaurantes e outras referências que podem ajudá-lo durante a viagem.
  • Tenha sempre uma caneta em mãos. Antes de desembarcar, seja no Brasil ou no Exterior, você terá que preencher uma pequena declaração de imigração e bagagem, e nem sempre encontrará uma caneta disponível. E uma dica: faça o preenchimento e esconda a caneta, pois fatalmente outras pessoas ao redor irão lhe pedir e você acaba perdendo a caneta por esquecer de pegá-la novamente.
  • O Google possui uma ferramente chamada Google Earth e Google Street. Elas ajudam muito na hora de escolher hotéis e saber como é a vizinhança do local onde se pretende ficar. No caro do Earth, você ainda consegue obter as marcas GPS da localidade, para uma possível plotagem em um GPS. Isso pode ajudar na hora de voltar para o hotel por exemplo, caso no local ninguém fale uma língua como o Inglês. Pelo menos, você terá a direção de onde está o hotel e se está se afastando ou chegando mais próximo.

Conclusão

Espero ter ajudado com essas dicas, pois são importantes para quem pretende viajar. Se você pretende viajar aos Estados Unidos, entre no site http://safetravel.dot.gov, e verifique se existe alguma nova restrição aos viajantes, para evitar surpresas desagradáveis durante a viagem. Se você tem alguma outra dica, entre em contato para que possamos publicá-la aqui.